quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O SWELL CHEGOU!

Não foi lá essas coisas todas, mas o tal do SWELL chegou!

No São Marcos, as ondas estavam mexidas e fechando. Não chequei as condições no Caolho, mas devia ter uma galera por lá. O crowd se formou mesmo na Ponta d'Areia, onde pegamos boas ondas. Apesar de a maré estar muito cheia, deixando a maioria das ondas bem gordas, vimos algumas com mais de "meio metrão", abrindo para os dois lados. Apesar da intensa muvuca no estreito pico da Ponta, todo mundo se divertiu.

Sempre tem uns babacas de plantão, de cara feia, reclamando de tudo e querendo pegar todas as ondas, como se estivessem em uma competição. Mas nada demais, são os mesmos pentelhos de sempre e não vão se educar tão cedo. Portanto, a gente passa batido e releva. "Free surf", moçada, ainda mais aqui em São Luís, tem que ser para se divertir. A ética do surfe preconiza não somente a regra da preferência de acordo com o posicionamento na remada para a onda, mas também pelo posicionamento correto no "lineup" (preferencialmente alinhado longitudinalmente com os outros surfistas mais próximos a você) e por uma simples questão de ordem: como dizem aqui no Maranhão, "uma vez de cada". Se você pegou uma onda e voltou para o lineup, o mais correto é que você espere o camarada que ainda está lá, esperando, pegar a dele, se é que você remou para perto dele. Tem onda para todo mundo e, se você tiver um pouquinho de paciência, vai chegar a sua vez de novo. A disputa por uma onda boa no lineup sempre vai existir, mas um pouco mais de consciência é uma boa pedida, ainda mais no "free surf".

Hoje não tirei nenhuma foto, pois a fissura estava grande e não saí do mar para registrar. Mas amanhã vamos cair de manhã bem cedo e fazer umas fotos. A vazante promete, tanto no Olho d'Água, quanto na Ponta d'Areia. Vamos ver no que dá!

Surfem tranquilos e respeitem o lineup. Boas ondas a todos!

Um abraço!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Swell chegando, expectativa aumentando



A tão esperada ondulação, o swell de fim de ano, ainda não chegou. Se chegou, ainda não começou a funcionar.

A foto acima mostra as condições do mar no São Marcos, na altura da "Barraca do Lôro", hoje, mais ou menos às 5 da tarde, na preamar. Como dá para ver, um vento maral muito forte deixou o mar bastante mexido e com ondas muito pequenas, de menos de meio metro. No gráfico, altura de 1,3 m e período de 7 s.

Na volta da praia, dei uma passada na lojinha do Pierre e ele contou que pegou boas ondas na enchente. O pessoal estava planejando uma caída às 6 da manhã, para aproveitar o swell durante a vazante. Olho d'Água era o pico mais cotado. Eles me convidaram, mas não sei se consigo acordar tão cedo.

Para amanhã de tarde, a ondulação de norte está prevista para 1 m, com período de 16 s. O vento não está muito favorável: maral a 10 nós. Poderia estar melhor, mas também não está tão ruim assim. Se der uma chovida nesta madrugada e o vento ajeitar ou diminuir de intensidade, pode crer que vai ter muita onda boa para todo mundo se esbaldar.

Mas será que vai chover mesmo? As formiguinhas com asas estão por toda a casa... Vamos ver!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Swell de fim de ano: será que vai rolar bonito?



28 de dezembro de 2009. Postagem inicial.

Meio sem saber o que escrever para começar.

Decidi criar meu blog de surfe tendo em mente uma ondulação surfável que se aproxima de São Luís e que deve nos proporcionar boas ondas nos próximos cinco ou seis dias. Coisa rara de acontecer.

Vou dizer o porquê.

Para quem não conhece a nossa cidade, São Luís é a capital do estado do Maranhão e, apesar de ser uma ilha, não representa de fato o lugar dos sonhos de um surfista. Apenas um pequeno trecho do perímetro de São Luís é formado por praias com ondas surfáveis, com o restante da ilha sendo banhado por igarapés de manguezais. Essas praias são voltadas para o quadrante de norte e, como São Luís está a 2° de latitude, muito próxima à Linha do Equador, as melhores ondulações que vêm de altas latitudes do Atlântico Norte já chegam por aqui muito fracas, pois viajam milhares de quilômetros perdendo energia. Um metrinho, que dentro d'água dá umas ondas um pouco acima da altura da cabeça, por aqui é dia clássico.

Tá achando pouco? Ainda tem o vento! Sim, o vento leste forte e incessante, que bagunça tudo, criando uma ondulação cruzada que deixa o mar constantemente mexido. Se não vem de lado, vem maral. Terral? Vento difícil no surfe de São Luís.

E se você pensou que era só isso, ainda tem a maré. São Luís é o lugar com a maior amplitude de marés do Brasil, com variações médias de 6 metros entre a baixamar e a preamar. Na prática, quando a maré baixa, o mar recua tanto que descobre 200 m (ou mais) de faixa de praia e, como a profundidade aumenta abruptamente, as ondas surfáveis desaparecem. Só dá onda, quando tem, numa janela de tempo de apróximadamente 3 horas antes e umas 2 horas depois da maré cheia. Fora disso, as ondas somem. Literalmente somem.

Então somem: fundo de areia + ondulações fracas + vento lateral + mar mexido + surfe com hora marcada (e quem diz a hora é a mãe natureza). Qual é o resultado? O resultado é que dá para contar nos dedos os dias de surfe clássico em um ano. Os gráficos dos websites de previsão de ondas mais visitados só mostram ondulações pequenas, com períodos entre 5 e 7 segundos e vento lateral ou maral acima dos 15 nós. O gráfico de ondas mostra aquele famoso azulão.

Em janeiro, com o início da estação chuvosa, o vento diminui e as condições para o surfe melhoram. As ondulações do quadrante N entram mais limpas e o mar fica mais liso. Essa temporada vai até abril. De maio a julho, a época é de merrecas. Em agosto, as ondulações voltam a aumentar, mas até dezembro os ventos do quadrante E são fortes e constantes.

Estamos na última semana de dezembro e qual não foi a nossa surpresa ao visualizarmos o gráfico de ondulação com vários dias coloridos! Isso mesmo. Tem verde, amarelo, laranja e até um laranjinha mais escuro, de terça a domingo. Isso quer dizer que o azulão dos 5 - 7 segundos deu lugar a períodos acima dos 13 segundos. O vento deu uma aliviada e, se tudo der certo, a ondulação prevista para rolar entre 1 m e 1,5 m deve proporcionar boa diversão para a galera do surfe de SLZ.

Mas ainda temos que esperar. Previsão é uma coisa, realidade é outra. Hoje eu fui à praia e fotografei o mar do São Marcos. Ainda estava um pouco mexido por causa do vento e bem pequeno, com menos de meio metro (apesar de a previsão apontar 1,5 m a 6 s - vide foto). Vamos ver o que vai acontecer nos próximos dias.

Eu convido todos a sempre participarem deste blog, acessando, postando comentários e sugerindo tópicos. Para mim, vai ser sempre um prazer ajudar o surfe a crescer em São Luís.

Um abraço e até a próxima postagem!

Adriano