segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A MELHOR PRANCHA PARA INICIANTES



Qual é a melhor prancha para o iniciante no surfe? Eita pergunta que atormenta o pessoal que está começando a surfar! Nossa!

Mas é bem fácil de responder. Quer ver só?

A prancha mais adequada para o iniciante tem que ser BEM MAIOR, MAIS LARGA E MAIS ESPESSA DO QUE A GRANDE MAIORIA DAS PRANCHAS QUE ESTÃO NAS LOJAS. Ponto. Ainda mais se esse iniciante surfa aqui na Ilha do Amor. Ponto de novo.



Seja em São Luís, em qualquer outro lugar do Brasil ou do mundo, as surf shops estão abarrotadas de pranchinhas de performance, uma mais linda do que a outra. São os famosos foguetes. Todo mundo quer ter uma, até eu! Imagina quem está começando, quando olha aquela pranchinha toda pequenininha, levinha, com uma pintura ultra radical, bico pontiagudo, rabeta estreitinha e tudo mais. Quer uma daquelas no ato, na hora. Só que essas pranchas são inadequadas para quem está começando. O iniciante tem que pensar em uma prancha diferente, mais esquisitinha, mais gordinha, porém mais adequada para aprender.

Com uma pranchinha de performance, o iniciante vai ter uma dificuldade enorme até para conseguir ficar deitado, logo de saída. Ela vai afundar e ficar instável (difícil de equilibrar lateralmente), porque é fininha e estreita. O aprendiz não consegue nem se equilibrar nem remar direito. Imaginem ficar em pé! O cara vai remar feito um condenado e não vai sair do lugar, vai fazer uma força enorme e não vai conseguir pegar nenhuma onda, e se conseguir pegar impulso em alguma, vai tomar vários caldos, entrando de bico na água. Ele corre um sério risco de, no mínimo, se machucar com uma pranchada (que, preparem-se, faz parte do aprendizado). Em casos mais extremos, alguns até desistem de surfar, pois acham tudo muito difícil.

Infelizmente o surfe é realmente um esporte difícil de aprender, difícil de dominar, pois exige que o iniciante saiba nadar e esteja em muito boas condições físicas. É um esporte de força, explosão, flexibilidade e muito equilíbrio; e, com uma prancha imprópria, fica mais difícil ainda de começar a surfar. As pranchinhas são feitas para andar em ondas fortes, em alta velocidade, por quem já tem muita habilidade. A meu ver, prioritariamente, a prancha do iniciante tem que ser mais parecida com um funboard ou pranchão:
1) ser bem espessa, para flutuar mais facilmente e facilitar a remada (ficar o máximo acima da superfície da água);
2) ser bem larga, para também facilitar a remada e dar mais equilíbrio lateral ao surfista (não ficar instável na hora de levantar ou mesmo quando o surfista já está em pé);
3) ter um bico bem largo, para minimizar as embicadas;
4) e ser um pouco mais longa que as pranchinhas, para que o iniciante tenha mais área de flutuação e possa se acostumar com o equilíbrio em pé.

Traduzindo, em medidas genéricas (medidas mais exatas dependem do biotipo de cada surfista, peso, altura, tamanho dos pés, etc.):
- tamanho: uns 50 cm maior que a sua altura, mas que também não seja grande demais, a ponto de ficar muito pesada e difícil de controlar. Para alguém com altura entre 1,60 m e 1,80 m, procurar comprimentos entre seis pés e meio (6'6") e sete pés e meio (7'6");
- largura: para o mesmo biotipo acima, no mínimo vinte e duas polegadas (22");
- espessura: para quem pesa entre 60 Kg e 80 Kg, no mínimo duas polegadas e três quartos (2 3/4");
- bico bem largo e arredondado.

Por experiência própria, vale a pena investir numa prancha mais adequada para começar. Deixe a pranchinha para depois. Com a prancha correta, você vai se sentir mais motivado, pois vai aprender com mais facilidade e rapidez, e vai perseverar no esporte. Muito brevemente, você vai estar mais condicionado e mais habilidoso, para ir trocando de pranchas, até chegar naquele foguete dos sonhos quando já estiver surfando com desenvoltura.

Um abraço e boas ondas a todos!

3 comentários:

  1. Valeu belo topico, tenho 21 e fiz minha primeira aula de surf... achei bem fácil até, mas eu ja manjo de snowboard e skate entao acho que ajudou.
    Tava na duvida em qual prancha comprar valeu pelo topico muito bom e voce escreve muito bem!
    sucesso!

    ResponderExcluir
  2. To começando, muito obrigado.

    ResponderExcluir