sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ondulação baixando e só falta o fim de semana...



A expectativa em torno da ondulação que chegou a São Luís nos últimos dias de 2009 ainda não se concretizou em boas ondas para o surfe. Em relação às semanas anteriores, as ondas aumentaram de tamanho, mas ainda não rolou aquele dia realmente bom, com qualidade para o surfe, e o swell já começa a perder força. Ontem pela manhã, demos uma caída na Ponta d'Areia. O mar estava liso, mas as ondas, bem pequenas. A foto acima mostra uma onda da série, aparentemente legal, mas dava apenas uma manobra. Algumas ondas maiores e ocasionais entravam fechando de uma vez. À tarde, o mar continuou mexido no São Marcos e o crowd se formou de novo na PD. A maré subiu muito! O backwash acumulou muita água no inside e deixou a maioria das ondas bem gordas. As maiores continuavam fechando.

Outra coisa ruim foi que toda a sujeira da praia também foi levada para o inside. Era folha de samambaia, buquê de rosas, melancia, garrafa pet, água de cheiro, vela preta, tudo boiando num caldo formado com o barro das pequenas encostas. Coliformes fecais? Vixe! Não quero nem comentar, mas tem gente se coçando até agora.

Hoje de manhã, não teve surfe pelo menos para mim. Ainda estava processando o merecido champanhe da noite de réveillon durante o sono que se estendeu por quase toda a manhã. À tardinha, o meu amigo Eric Martins, o "Pedun", me telefonou avisando que as ondas estavam pequenas na PD e que as condições do São Marcos haviam melhorado. Corri para lá e o mar estava um pouco melhor mesmo: ondas com meio metro e paredes bem mais extensas do que na Ponta. Como me disse Eric durante a sessão, "o São Marcos é o São Marcos": basta que as condições melhorem um pouquinho, para se saber que aquela é uma das melhores ondas de São Luís, senão a melhor, quando quebra com qualidade. Precisei de duas vacas para acordar da ressaca de uma noite sem sono: duas direitas de drop rápido, de backside para mim. Na segunda, fiz um transplante de pelos da minha canela para a borda da prancha! O teco foi feio, tanto na prancha, quanto na canela, mas as duas já foram tratadas, uma com mertiolate e a outra com "silver tape".

Se as condições estiverem como na previsão, com leve terral de SE, vamos cair amanhã de manhã bem cedo no São Marcos novamente, para pegar a vazante. Quem sabe rola aquela sessão mais clássica, mesmo com a ondulação baixando. E tem que ser logo, pois tudo volta ao normal na segunda-feira.

Um abraço a todos e FELIZ ANO NOVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário